terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ler com amigos ainda é melhor.....?


Ler com amigos ainda é melhor.....?





Quando estamos com os nossos amigos fazemos coisas que gostamos muito ou ás vezes aquilo que se calhar estando sozinhos não gostaríamos tanto. 
Ora, porque não ler com os nossos amigos?
 Ler com amigos ainda é melhor é uma iniciativa de literacia da leitura que procura reforçar a importância da leitura autónoma. 


 Fica atento às orientações do teu professor de português e sempre que tiveres alguma duvida vai  à biblioteca escolar.

 Podes consultar esta atividade no referencial da RBE aprender com a biblioteca escolar.


 Os livros escolhidos são:

 "Sonhos na Palma da Mão", de Luísa Dacosta, 
 "A floresta", de Sophia de Mello Breyner Andersen,
 "A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner Andersen,
 "A noite em que a noite não chegou", de José Fanha ,
 "As andanças do Senhor Forte", de António Mota, 
 "Ulisses, de Maria Alberta Meneres e 
"A cerejeira da lua e outras histórias chinesas", de António Torrado.




24 comentários:

  1. Li a obra "Sonhos na palma da mão" de Luísa Dacosta, com ilustração de Cristina Valadas.
    Eu aconselharia a leitura deste livro, aos alunos 5º e 6º anos, porque nos faz sonhar imenso.
    Marlene Oliveira Nº 13 / 6º G

    ResponderEliminar
  2. Li o livro "A cerejeira da lua e outras histórias chinesas" de António Torrado.
    A minha personagem favorita é Tien -o-Tzé, porque está sempre em silêncio como se vosse uma sombra protectora.
    Os sentimentos despertar nesta leitura é de emoção, porque devemos observar mais as sombras.
    Ana Beatriz Abrantes Nº2 6ºG

    ResponderEliminar
  3. Li o livro "A noite em que a noite não chegou" escrito por José Fanha, e ilustracoes de João Fanha. O livro é da coleção "O sol e a Lua". A minha personagem favourita é a Noite, porque a Noite é preguiçosa.
    Rafaela Pinto Nº16 6ºG

    ResponderEliminar
  4. Li a obra "A cerejeira da Lua e outras histórias chinesas" de António Torrado.
    Eu aconselharia a sua leitura aos alunos do 5º e 6º anos, porque este livro ensina-nos a viajar de uma forma diferente, através da imaginação e do sonho. Também nos permite conhecer histórias de outro país.
    Beatriz Rocha Nº1 / 6ºG

    ResponderEliminar
  5. Li o livro "A cerejeira da lua e outras historias" de António Torrado.
    a minha personagem favorita é La-Long, porque e o imperador.
    o sentimento despertado pela historia é que devemos observar mais vezes a lua.
    Marcelo Ferreira Nº9/ 6ªG

    ResponderEliminar
  6. Li a obra: “ Ulisses” de Maria Alberta Menéres.
    A minha personagem favorita é Ulisses. Esta personagem é muito amiga.
    Esta narrativa é muito interessante porque há momentos bons e maus . Eu aconselharia a leitura deste livro à Lara, porque gostaria de despertar sentimentos e aventuras.
    Esta narrativa desperta-me sentimentos de alegria

    Francisca Figueiredo Nº5 6ºG
    10-01-2014

    ResponderEliminar
  7. Li o livro “ Ulisses” da autora Maria Alberta Menéres.
    As personagens que mais gostei são: Ulisses porque era corajoso e forte. O ciclope Polifemo porque tinha só uma olho e é gigante.

    Mariana Alves Nº 12 6ºG
    10-01-2014

    ResponderEliminar
  8. Li o livro "Sonhos na Palma da Mão, da escritora Luísa Dacosta, com ilustração de Cristina Valadas. A minha personagem perferida é: a avó, porque é muito divertida e risonha. Eu aconcelho a leitura deste livro á Francisca. Porque é muito enteressante. Os sentimentos que esta narrativa me desperta é que a neta gosta de aprender mais coisas com a avó .
    Maria Almeida nº10 6ºG\

    ResponderEliminar
  9. Li a obra "Sonhos na palma da mão" de Luisa Dacosta.
    Esta narrativa despertou-me muitas sensações.Eu aconselharia a sua leitura aos alunos do 2º e 3º anos,porque a narrativa conta a história de uma menina curiosa.
    Lara Ferão Nº7 / 6ºG

    ResponderEliminar
  10. O livro que eu li foi "Andanças do Senhor Fortes "do autor António Mota e ilustrado por Teresa Lima .
    As minhas personagens favoritas são a Cabra Ricardina e o Senhor Fortes.
    Eu gosto da Cabra Ricardina porque o Arnaldo começava a tocar flauta e a Ricardina dançava. O senhor Fortes é muito habilidoso e artista, a tocar castanholas diabólicas.
    Carolina Madeira Nº 7 6ºH





















































































































































    ResponderEliminar
  11. A história que li foi: "A verdadeira e maravilhosa história do dragão Samuel" escrito por: José Fanha, cujo o editor é Campo das Letras e o ilustrador, João Fanha. Gostei muito da história, pois, retrata um dragão que é especial, porque cuspe água. Em vez de comer carvão comia nuvens . Após a sua expulsão e exclusão ele respondeu à proposta de voltar, para assim poder dar alegria ás árvores, flores... Gostei muito deste conto espero que gostem tanto do dragão Samuel como eu .
    Carolina Brito Nº:8 /6ºH

    ResponderEliminar
  12. o livro que li foi "As Andanças do Senhor Fortes " de António Mota. Irei escrever sobre a sua vida e obra.
    António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baio, em 16 de julho de 1957.
    Ele foi professor no Ensino Básico.
    Publicou o seu primeiro livro em 1979 "Almeida das flores ".
    a obra "O Rapaz de Louredo" ganhou um prémio da associação portuguesa de escritores.

    Rafael Soares Nº16 6ºH

    ResponderEliminar
  13. O livro que li foi " Sonhos na Palma da Mão" da autora Luísa Dacosta e ilustrado por Cristina Valadas.
    As minhas personagens favoritas são: avó e a menina.
    A menina participa muito no texto e parece uma boa pessoa. A avó tinha um pássaro muito interessante em casa, á janela.

    Mariana Gama N: 12 6ºH

    ResponderEliminar
  14. O livro que li foi «As andanças do senhor Fortes» do autor António Mota. A minha personagem favorita é o Senhor Fortes. Ele era muito engraçado. Eu gostava de ouvir esta historia com uma musica calma.
    Marta Dias nº 13 6ºH

    ResponderEliminar
  15. O livro que eu li foi «As andanças do senhor Fortes» de António Mota. Este livro retrata uma amizade entre o senhor Forte e Arnaldo e Ricardina. A parte que achei mais divertido, foi quando o senhor Fortes conheceu o Arnaldo e reparou que tinha uma cabra que dançava ao som da flauta.
    Gostei muito deste livro e recomendava-o a todos os meus colegas e amigos.
    Beatriz Pinto nº 2 6ºH

    ResponderEliminar
  16. O livro que li chama-se “ As andanças do senhor Fortes “ do autor António Mota. A minha personagem favorita é o senhor Fortes. Era um homem forte e vendia coisas finas e delicadas. Eu aconselharia este livro ao professor.

    Ana Fonseca nº 1 - 6º H

    ResponderEliminar
  17. A obra que li foi " Sonhos na palma da Mão " da outora Luísa Dacosta. Luísa Dacosta nasceu em 1927 em Vila Real de Trás-dos-Montes. Formou-se na faculdade de letras em Lisboa. Gostava de ver-o-mar, em 1975, cumpriu um mandato no conselho de imprensa recebeu os seguintes prémios: prémio máxima de leitura. Em 2010, recebeu o prémio Vergílio ferreira, distribuído pela Universidade de Évora.

    Luiz Silva Nº 20 6º H



    ResponderEliminar
  18. O livro que li, foi "Sonhos na Palma da Mão "cujo autora é Luisa Dacosta.
    A passagem mais marcante foi:os sonhos da menina com um passarinho de madeira que se encontrava no quarto da avó.
    A avó contou-lhe a história do "Rouxinol".

    Beatriz Madeira Nº: 3 6ºH

    ResponderEliminar
  19. Eu li o livro"As andanças do senhor Fortes", cujo o autor é António Mota.Narra a história de um homem que se chamava Fortes. Vendia coisas finas e delicadas.Fortes conheceu um amigo pastor chamado Arnaldo.Arnaldo tinha uma cabra que o acompanhava para todo o lado- a cabra Ricardina. Era uma cabra muito especial, porque quando Arnaldo tocava flauta, Ricardina dançava.
    No final da historia, os três amigos foram trabalhar para o circo do senhor Benjamim.
    Para mim a passagem mais divertida, foi quando a cabra Ricardina começou a dançar e Arnaldo a tocar flauta.

    Bia Nunes Nº 4 / 6ºH

    ResponderEliminar
  20. Eu li o livro "Sonhos na Palma da Mão" de Luísa Dacosta, mo âmbito de uma atividade de Português. Para mim, é uma obra interessante que me ensinou palavras desconhecidas, tais como "espiralados" ou "grenha", no entanto, acho que tem poucas ilustrações

    António Campos nº2 5ºF

    ResponderEliminar
  21. É uma avó que conta histórias a menina

    ResponderEliminar
  22. Eu li o livro " A Menina do Mar" de Luisa Ducla Soares. Fala de uma gotinha que vive muitas aventuras e tem amigos como: o polvo e o peixe. Gostei muito deste livro porque tem muitas aventuras engraçadas que vive com os animais marinhos.
    Catarina Santos Nº1 5ºG

    ResponderEliminar
  23. Eu li o livro "Sonhos na Palma da Mão" de Luisa Dacosta. Eu achei este livro muito interessante e com ilustrações bonitas, fala de uma menina que gosta muito de um pássaro e, todas as noites pede lhe um sonho.
    Jikke Otte Nº6 5ºF

    ResponderEliminar
  24. Eu li o livro Sonhos na Palma da Mão, que gostei muito porque o achei muito poético.
    Fala de uma menina que gosta muito de um passarinho bonito com o papinho vermelho, que ,todas as noites lhe pede para pousar um sonho na palma da sua mão.
    Ana Luisa da Costa Nº1 5ºF

    ResponderEliminar